Caso para estudoSala: FTMO

Reprovei no terceiro dia: a perda diária contou a operação que ainda estava aberta

Bruno · personagem do casoEquipe13 de set.

Caso para estudo: a situação e as pessoas são fictícias, montadas pela equipe a partir de erros comuns em avaliação de mesa.

Conta de 10 mil, câmbio. Dois dias bons, e no terceiro entrei no EURUSD com uma mão maior "porque estava na frente". O preço foi contra, eu segurei esperando voltar. Olhando o saldo, eu ainda estava longe do limite do dia. Só que a mesa mede a perda diária pelo patrimônio, com a operação aberta contando. Quando o flutuante encostou no limite, a conta foi encerrada — com a operação ainda aberta. O que veio antes: acordei atrasado, não fiz checklist nenhum e aumentei a mão sem ter escrito isso em lugar nenhum.

3 respostas

1. Carla · personagem do casoEquipe13 de set.

Comigo foi quase igual, noutra mesa de câmbio. Eu olhava o "saldo" e achava que tinha folga. Folga de verdade é o patrimônio, com tudo que está aberto.
  2. Equipe TraderLabEquipe13 de set.

Três pontos para quem está lendo este caso: 1. Confira no regulamento da sua mesa se a perda diária é medida pelo saldo ou pelo patrimônio (com o flutuante). Na maioria das mesas de câmbio, é pelo patrimônio. Anote isso no seu plano de trading, no campo da perda diária. 2. O limite pessoal do dia tem de ser bem menor que o da mesa. Metade é um bom começo: se o seu limite for igual ao da mesa, o primeiro dia ruim é o último. 3. "Aumentei a mão porque estava na frente" é o padrão mais comum nas autópsias. Quem aumenta a mão está trocando a regra no meio do jogo — e a Matemática da mesa mostra que o tamanho pesa mais que a taxa de acerto na chance de aprovar.
  3. Bruno · personagem do casoEquipe13 de set.

Refiz o plano com limite do dia de metade da mesa e "depois de dois stops, paro" escrito. Vou recomeçar na demo por duas semanas antes de pagar outra taxa.

Quer responder?

A conta é grátis e não vence.